O CrossFit é um método de treinamento criado pelo ex-ginasta norte-americano Greg Glassman na década de 1990 e oficialmente estabelecido em 2000.
Atualmente, a modalidade está presente em 97 países, apenas em boxes credenciados junto à CrossFit Inc, como é o caso do CrossFit Iron Fox.
Como atividade física, o CrossFit é caracterizado por três componentes: treinamento funcional, alta intensidade e movimentos constantemente variados.
O treinamento funcional é composto por movimentos naturais e seguros, executados por todo ser humano desde o nascimento, como agachar, correr, empurrar algo, puxar algum objeto. Todos relacionados a respostas neurológicas e hormonais.
No CrossFit, esses movimentos funcionais são resgatados nas aulas de CrossFit como forma de ampliar a capacidade nata do aluno em se movimentar. Para isso, são executados em alta intensidade dentro do limite de segurança e adequado às características e nível individuais.
Para evitar a rotina, uma das causas da desistência entre alunos e atletas, o treinamento do CrossFit é composto por movimentos constantemente variados. A cada dia, um novo treino, um novo desafio. Isto motiva o corpo a buscar constante adaptação, gerando mais disposição e melhor qualidade de vida.